segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Pensando em criar um evento?

Nos dicionários, o verbete EVENTO aparece como sinônimos de acontecimento, sucesso, êxito, já para a maioria das pessoas a palavra EVENTO é tão e simplesmente o sinônimo de festa e diversão, uma atividade de entretenimento e lazer tão pura e simplesmente.

Já para os que atuam neste segmento, pensar em EVENTO deve significar pensar em algo muito maior. Pensar em um evento significa estabelecer uma seqüência de atividades de planejamento, programação, execução e monitoramento tendo como foco um público determinado e em como usar de forma eficiente esta fantástica ferramenta de marketing, cujo o poder modifica comportamentos e dita moda.

Os eventos são complementos dentro da comunicação e, portanto, uma das oportunidades únicas de se estar verdadeiramente próximo ao seu público-alvo. Trata-se da chance impar de se obter resultados mais práticos e diretos do que os alcançados com a publicidade convencional e é com esse mix de ações promocionais, culturais e sociais, com os quais se divulga serviços e produtos, se promove e potencializa vendas, se fortalece marcas e imagens institucionais.

Deve-se então pensar o evento sempre como um produto e estabelecer critérios de planejamento para seu desenvolvimento buscando, respostas certas para perguntas específicas, tais como: Qual a característica marcante do meu evento? Meu evento tem potencial de mídia? Qual o público alvo? Qual o objetivo desse evento? E assim, através das respostas a estas questões, se tem um planejamento inicial de um evento, que bem pensado, trará bons frutos e ótimos resultados.