segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Pensando em criar um evento?

Nos dicionários, o verbete EVENTO aparece como sinônimos de acontecimento, sucesso, êxito, já para a maioria das pessoas a palavra EVENTO é tão e simplesmente o sinônimo de festa e diversão, uma atividade de entretenimento e lazer tão pura e simplesmente.

Já para os que atuam neste segmento, pensar em EVENTO deve significar pensar em algo muito maior. Pensar em um evento significa estabelecer uma seqüência de atividades de planejamento, programação, execução e monitoramento tendo como foco um público determinado e em como usar de forma eficiente esta fantástica ferramenta de marketing, cujo o poder modifica comportamentos e dita moda.

Os eventos são complementos dentro da comunicação e, portanto, uma das oportunidades únicas de se estar verdadeiramente próximo ao seu público-alvo. Trata-se da chance impar de se obter resultados mais práticos e diretos do que os alcançados com a publicidade convencional e é com esse mix de ações promocionais, culturais e sociais, com os quais se divulga serviços e produtos, se promove e potencializa vendas, se fortalece marcas e imagens institucionais.

Deve-se então pensar o evento sempre como um produto e estabelecer critérios de planejamento para seu desenvolvimento buscando, respostas certas para perguntas específicas, tais como: Qual a característica marcante do meu evento? Meu evento tem potencial de mídia? Qual o público alvo? Qual o objetivo desse evento? E assim, através das respostas a estas questões, se tem um planejamento inicial de um evento, que bem pensado, trará bons frutos e ótimos resultados.

Falando em Eventos Corporativos

Nos últimos anos muito tem se falado em Eventos Corporativos, logicamente tal fato este intimamente ligado ao crescimento vertiginoso do segmento, mas afinal de contas o que é, para que serve e quais os benefícios de um Evento Corporativo?

O evento corporativo trata-se de uma importante ferramenta que uma empresa dispõe para se comunicar e se relacionar de forma direta com seu público alvo. É uma maneira interativa de apresentar a instituição, seus produtos e serviços com muito mais qualidade e informação que qualquer outro meio permite.

Usualmente os eventos corporativos estão divididos em 4 tipos básicos: Os eventos institucionais que em sua grande maioria são realizados em parceira com outras instituições e buscam apresentar a empresa ou algum programa da empresa, como por exemplo, um programa de Responsabilidade Social. Os eventos promocionais que tratam dos lançamentos de produtos e serviços, as feiras de negócios e por fim os eventos voltados exclusivamente para o público interno.

Um evento corporativo bem planejado e executado proporciona a empresa uma verdadeira experiência da marca com seu público, gerando aproximação e interação com seu target, reforçando conceitos e produtos, fortalecendo a imagem institucional e com isso fortalecendo a marca junto aos seus consumidores de forma subliminar e menos agressiva ao mercado, o que poderá gerar maior fluxo de vendas, aumento da receita e retorno financeiro e promocional.